Buscape

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Adoção


Estudos demonstram que a causa da alta incidência de animais soltos nas ruas é devido, principalmente, ao abandono por seus responsáveis.
 Segundo o Centro de Controle de Zoonoses de Ibiúna (CCZ) o cuidado com os animais e a verdadeira vontade em adotá-los, são fatores primordiais no momento da adoção, já que é comum haver abandono na primeira dificuldade de seus donos.
Para a Chefe do Setor é muito importante ressaltar que ao adotar um animal de estimação, a pessoa deve estar ciente que ele dependerá da sua proteção por 12 anos em média, e necessitará de cuidados como abrigo, alimentação, medicamentos, carinho, atenção e educação. Uma atitude precipitada poderá custar várias vidas, pois um animal abandonado torna-se vítima de maus tratos, além de contrair doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos, comprometendo a saúde pública e o bem estar  do animal. “Cabe a nós, seres racionais e civilizados, a obrigação de proteger e evitar este quadro triste e constante”, enfatiza a Chefe do Setor.